terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Shiatsu




Shiatsu

As origens do shiatsu remontam mais de cinco mil anos, quando nas montanhas do Norte da China, os sacerdotes taoístas praticavam Ankyo Doin, uma forma de movimentação corporal e meditação que revelava e harmonizava a força vital.




Ao longo do tempo, desta técnica é derivada outras disciplinas, tais como Qi Gong e várias formas de artes marciais. Todas as técnicas buscavam atuar sobre qui (chamado de "chi" na China; Ki no Japão e "prana" em Índia) força inseparável da própria vida considerada como a energia responsável por tudo o que acontece no Universo, manifestando-se através de dois princípios opostos e complementares denominados Ying e Yang. O que nós conhecemos hoje como Medicina Tradicional Chinesa tem o seu ponto de partida na filosofia orientada a manutenção da saúde baseada na compreensão e harmonização da energia universal. Este fato conceitual foi desenvolvido mais tarde com diversos métodos de cura, todas destinadas a melhorar a saúde para procurar um equilíbrio em troca do fluir desta força e nosso corpo.







Assim nasceram artes como Acupuntura , Tui-Na, moxabustão e práticas que hoje são mais familiares à nossa cultura, como o Tai-Chi. Todas estas, juntamente com remédios à base de plantas , em muitos casos ainda são, os principais métodos de cura utilizados na China. No século X de nossa era e, através do intercâmbio cultural, monges japonês estudantes do budismo na China encontraram esses métodos de cura levando ao seu país natal.

"Os fundamentos do Shiatsu e todas as formas desta prática curativa ancestral chinesa baseia-se na completa harmonia entre o seres humanos e o universo. A energia ,Ki em japonês ,ou energia universal flui dentro do corpo através de um modelo ou matriz que liga os órgãos vitais com o resto das partes do organismo , do mesmo modo que enlaça o corpo com as forças da natureza ".


"O truque de Shiatsu é desenvolver um sentido através do qual saibamos a quantidade de pressão que devemos aplicar no tratamento , para desenvolver este sentido é necessário a atenção e a intuição permanente ".
O tempo da sessão da terapia pode variar entre 1h e 1h30min , tendo -se em conta que uma constância desta pratica regula e reequilibra o funcionamento do corpo e os orgãos internos.
Pedro Fadida estudou shiatsu na escola Mexicana de Massgem , no qual aprendeu a técnica Namikoshi , aplicando-a em Spas e clinícas de terapias .

Nenhum comentário:

Postar um comentário